Notícias

A Brigada de Infantaria Paraquedista comemora neste sábado (24) o 73º aniversário de criação!

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  Jane Huscher


A Brigada de Infantaria Paraquedista comemora neste sábado (24) o 73º aniversário de criação. O evento começou às 9h e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo o presidente eleito, Jair  Bolsonaro, que é paraquedista de formação e todos os anos comparece à festa de confraternização. Na brigada, a inscrição é voluntária e só quem tem aptidão para o salto consegue se formar na tropa de elite do Exército.

O evento é dividido em duas partes: na primeira, uma formatura no campo do Quartel General, reúne paraquedistas de todos os tempos, amigos da brigada. Na sequência, fechada à imprensa, foi realizada uma cerimônia de entrada na Área de Estágios do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil. Nesse momento, os formandos das turmas de paraquedistas, dos anos de 1993 e 1968, receberam uma homenagem com entrega de medalhas e diplomas de 25 e 50 anos de formação aeroterrestre.

Conhecida como “Ninho das Águias” e “Sentinela da Pátria”, a Brigada de Infantaria Paraquedista é uma tropa de elite, de emprego estratégico, podendo ser desdobrada em qualquer parte do território nacional em até 24 horas, apoiada pelos meios da Força Aérea Brasileira. Tem como símbolos, a boina bordô, as asas de prata e as botinas na cor marrom, que se diferenciam dos outros militares do Exército, que são conhecidos como pés pretos.

O presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, formou-se no curso de paraquedista militar no ano de 1977. Ele serviu no 8º Grupamento de Artilharia de Campanha Pára-quedista no período de 1983 a 1986.

aniversário aptidão asas autoridades botinas brigada cerimônia civis confraternização criação curso dividido evento formandos imprensa infantaria marrom militares paraquedista período portal das gerais prata presença segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio sequência simbolos tempos tropa voluntária