Notícias

A edição desta segunda-feira, 18, do Diário Oficial da União foi publicada sem a exoneração do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência)

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

A edição desta segunda-feira, 18, do Diário Oficial da União foi publicada sem a exoneração do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência). A oficialização da demissão do auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é esperada para hoje, após o ministro ter sido chamado publicamente de mentiroso por Bolsonaro e seu filho, Carlos.

Segundo interlocutores no Palácio do Planalto, a saída do ministro já foi decidida e assinada por Bolsonaro. Uma edição extra do Diário Oficial pode ser publicada ainda nesta segunda para formalizar a demissão. Na edição ordinária desta segunda, constam duas portarias assinadas na sexta 15.

A crise começou em meio a denúncias de participação de Bebianno na distribuição de dinheiro público para abastecer “candidaturas laranjas” do PSL. O ministro declarou, em 12 de fevereiro, que havia conversado “três vezes” com Bolsonaro, quando o presidente ainda estava internado no hospital Albert Einstein, para minimizar a repercussão do caso.

No dia seguinte, porém, Carlos Bolsonaro publicou no Twitter que a fala de Bebianno foi uma “mentira absoluta” e mostrou um áudio no qual Jair Bolsonaro, ainda internado após a retirada da bolsa de colostomia, diz que não iria “falar com ninguém” durante a recuperação. Horas depois, o próprio presidente endossou a mensagem.

Embora negasse desentendimentos, Bebianno voltou a ser exposto quando Bolsonaro, em entrevista para a TV Record, disse que a Polícia Federal investigaria o caso dos laranjas e que o ministro poderia cair caso se comprovasse envolvimento. O governo se dividiu sobre a melhor forma de conduzir a crise, com setores defendendo a permanência de Bebianno. Ainda assim, no sábado, o próprio ministro declarou que a “tendência” era a exoneração, após se reunir com Bolsonaro.

áudio bebianno candidaturas caso crise demissão edição entrevista internado laranjas ministro oficialização permanência portal das gerais presidente publicada recuperação repercussão segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio tendência