Notícias

A paralisação parcial do governo federal dos EUA completa 22 dias neste sábado (12) e já é o mais longo “shutdown” da história americana.

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

A paralisação parcial do governo federal dos EUA completa 22 dias neste sábado (12) e já é o mais longo “shutdown” da história americana. O bloqueio do orçamento é resultado da queda de braço entre o presidente Donald Trump e a oposição democrata por causa da construção do muro na fronteira com o México.

O atual impasse supera os 21 dias de paralisação que ocorreu durante a presidência de Bill Clinton, entre 5 de dezembro de 1995 e 6 de janeiro de 1996.

Um quarto do governo federal está sem funcionar e 800 mil servidores públicos estão sem receber salário, enquanto o financiamento de setores do governo não passa pelo Congresso. De um lado do cabo de guerra, está Trump dizendo que só aprovará o orçamento deste ano se os congressistas incluírem no projeto quase US$ 6 bilhões para a barreira física que, segundo ele, é a solução para impedir a imigração ilegal nos EUA.

No outro lado, está a Câmara, controlada pela maioria de democratas, e que não concorda em incluir a cifra e liberar o dinheiro, dizendo que a política migratória e os argumentos do governo sobre o tema são enganosos e que fazem parte de uma “crise fabricada”.

bloqueio braço cifra congresso crise democrata democratas fabricada Financiamento fronteira longo méxio migratória muro oposição orçamento Política portal das gerais públicos queda salário segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio servidores shutdown tema