Notícias

A partir deste sábado (21), clubes e locais com piscinas coletivas devem ter guarda-vidas

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –   por Jane Huscher

Entra em vigor a partir deste sábado (21), em Belo Horizonte (MG), a lei que  que obriga a presença de um guarda-vidas em clubes e locais que tenham piscinas coletivas. A medida visa para prevenir acidentes. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) , promete que irá fiscalizar e aplicar severas multas caso haja o descumprimento.

Será necessário também, as piscinas a partir de 1.250 m² ter  desfibrilador, colar cervical, prancha longa, máscaras de respiração, kit de primeiros socorros e placas de sinalização com informações de segurança e profundidade.

Esse decreto que regula a lei de 2010, funciona para  para clubes, hotéis, academias e  condomínios.

A falta de um profissional e placas de segurança gera uma multa a partir de R$ 500. O valor dobra se o guarda-vidas que estiver trabalhando no local não for habilitado ou se não tiver equipamentos de segurança. Em alguns casos, se houver reincidência, a piscina é interditada.

Quem fará a fiscalização será a  Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e já há várias vistorias programadas em clubes sociais e esportivos.

academias clubes colar cervical condomínios desfibrilador dobra esportivos guarda-vidas hotéis interditada lei máscaras de respiração multa obriga piscinas placas portal das gerais prancha longa profundidade Segurança segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio sinalização sociais valor