Notícias

Aprovado o anteprojeto para reforma da Constituição de Cuba. Próximo passo será um referendo popular

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

Cuba aprovou o anteprojeto para reforma da Constituição do país, e agendou a consulta popular sobre a mudança entre os dias 13 de agosto e 15 de novembro.

Os 224 artigos, modernizam a legislação cubana e o principal objetivo da alteração é adequar a Constituição às mudanças sociais e econômicas pelas quais o país passou nos últimos anos.

Entre as mudanças estão a possibilidade da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, reconhecimento à propriedade privada e a eliminação do termo ‘comunismo’ da Carta Magna.

Após a consulta popular, a versão final deverá ser votada em um referendo nacional, previsto para o fim do ano.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz Canel, disse ao encerrar a sessão, segundo o Granma: “Nos próximos dias, serão selecionados os companheiros encarregados de acompanhar o processo de consulta popular”.

acompanhar alteração ano anos anteprojeto aprovou comunismo consulta cubana dias econômicas eliminação encerrar fim nacional objetivo país popular portal das gerais propriedade próximos reconhecimento referendo segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio sociais