Notícias

As vendas de Natal em shoppings centers brasileiros cresceram 5,5% este ano.

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

As vendas de Natal em shoppings centers brasileiros cresceram 5,5% este ano, dentro da expectativa do mercado, que ia de 4% a 6%. Os dados são de um levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) feito com 400 empresas em 30 mil pontos de venda pelo País.

Os segmentos mais procurados nas compras de Natal foram moda feminina (55%), calçados (32%) e perfumes e cosméticos (31%). Na lanterna ficaram os eletrônicos e eletrodomésticos, com 6%. Já os celulares, que costumam ter uma participação maior, abocanharam apenas 12% das vendas.

Descontada a inflação, porém, o crescimento foi menor do que o observado no ano passado. Em termos de faturamento real, a alta foi de 1,5%. Já em 2017, o crescimento nominal foi de 5%; mas, como a inflação foi menor, a alta real nas vendas foi de 2%.

Mesmo crescendo menos em termos reais, a Alshop avalia que o desempenho foi bom diante dos percalços do ano que prejudicaram as vendas, como a greve dos caminhoneiros e as eleições. Assim, diz a associação, o Natal “salvou o ano”. No total, as vendas de shoppings em 2018 cresceram 6%.

Há atualmente no País 754 shoppings em funcionamento. Neste ano, foram fechados 19 centros de compras, a maioria rotativos – o que reflete o enfraquecimento das vendas ao longo do ano.

ano associação brasileiros caminhoneiros compras desempenho eleições enfraquecimento faturamento fechados funcionamento funcionamentos inflação levantamento menor mercado natal nominal portal das gerais real rotativos segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio vendas