Barão de Cocais fecha as portas para fazer simulado de emergência

  • Nenhum comentário

A população participa de encontros em pontos de fuga durante o dia

O Município decretou feriado, para que toda a população de Barão de Cocais, principalmente as cerca de 6.000(seis mil) pessoas residentes às margens do Rio São João e possivelmente atingidas por um eventual rompimento da Barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, participe do simulado de evacuação de emergência. Nesta segunda-feira (25), a Defesa Civil faz reuniões preparatórias, para trazer orientações para a população de Barão de Cocais sobre como proceder. As reuniões acontecem em sete pontos da cidade de acordo com o cronograma já pré-estabelecido e divulgado aos moradores.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC), o Prefeito de Barão, Décio Geraldo dos Santos a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Associação Comercial de Barão de Cocais se reuniram na noite desse domingo (24) com aproximadamente 70 empresários e comerciantes da cidade, para explicar todo o trabalho que está sendo feito e tratar do feriado municipal desta segunda-feira(25), com.o objetivo de permitir que a população da cidade participe das reuniões preparatórias e do próprio simulado. Sefundo a Defesa Cic Estadual, o trabalho de sensibilização é feito para contribuir para a máxima participação dos envolvidos no simulado. ‘ É fundamental a orientação das equipes que serão empenhadas nas atividades do simulado de evacuação de emergência que será realizado nesta segunda-feira (25/03).

Ainda no domingo (24), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais trabalhou na apresentação de informações para capacitação de cerca de 300 pessoas que atuarão como monitores de rota de fuga, orientando a população no trabalho de evacuação.

Já a Polícia Militar de Minas Gerais fez, na tarde de domingo (24), treinamento para os motoristas que serão empenhados na condução dos veículos com sistema de som que serão utilizados como alarme no simulado de evacuação de emergência. A PMMG informou as rotas a serem seguidas, assim como vários detalhes da operação. Segundo a Corporação, os veículos utilizados por ocasião da elevação do nível de emergência da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, permanecerão estacionados em pontos estratégicos diuturnamente.

Os contratados da Vale e voluntários somam 600 pessoas. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais orientou também 50 pessoas que foram contratadas para promover a distribuição de flyers com orientações à população de Barão de Cocais para o caso de rompimento da barragem Sul Superior.

Hoje, às 09h, 11h e 13h, haverá reuniões para que as pessoas que vivem na Zona de Segurança Secundária (ZSS) recebam orientações sobre como proceder caso seja necessária a evacuação da região em que vivem.

Às 16h, ocorrerá simulado de evacuação de emergência para o caso de ruptura da barragem.

Em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, o aplicativo Waze promoveu a plotagem dos pontos de encontro que serão utilizados em caso de rompimento da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais.