Notícias

BH vai conhecer nesta quarta-feira (13) as ações planejadas para o maior Carnaval da história da cidade

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

BH vai conhecer nesta quarta-feira (13) as ações planejadas para o maior Carnaval da história da cidade. Dentro da programação oficial que será lançada pela Belotur está a descentralização da festa. Mais de 60% dos blocos de rua vão se apresentar fora da região Centro-Sul. Serão pelo menos 377 desfiles nas demais regionais durante a pré-folia e os quatro dias do reinado de Momo.

Em 2018, quase metade dos grupos se reuniu nas imediações da avenida do Contorno e em bairros da zona Sul. Um deles foi o tradicional Chama o Síndico, que nos últimos sete anos teve como palco a avenida Afonso Pena. Agora, o local escolhido para divertir os foliões será a Abrahão Caram, junto ao Mineirão.

O Chama o Síndico irá abandonar a noite de quarta-feira que precede a festa para sair no domingo de Carnaval, a partir das 9h. A componente ainda diz que a escolha da Pampulha leva em conta um local que comporte público e estrutura.

Nas ruas de BH pela primeira vez, o Filhas de Clara já nasce com a proposta de arrastar foliões para fora do circuito tradicional. O cortejo, que vai homenagear a mineira Clara Nunes, desfilará neste domingo, às 13h, na avenida que leva o nome da sambista no bairro Renascença, região Nordeste.

O desfile antes do período oficial da folia é justificado pela quantidade de grupos cadastrados para o Carnaval, podendo atrair mais pessoas sem ter que competir com os demais.

“É importante levar a folia para outros lugares como forma de desafogar o Centro e democratizar a cidade”, diz Orlando Junior, produtor do Filhas de Clara, que terá a presença de Aline Calixto, Marina Machado e Tia Elza.

A festa momesca de 2019 terá 590 blocos. São 180 grupos a mais que no ano passado. Diante de uma festa maior, os desafios aumentam, principalmente na área da segurança.

A Guarda Municipal evitou antecipar detalhes do planejamento, alegando que as informações serão dadas hoje(13). Porém, adiantou que todo o efetivo, de 2.055 agentes, estará empenhado. Uma viatura vai transmitir, por meio de uma rede 4G, imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações da PBH.

*com informações Belotur/Hoje em Dia

ações bairros cadastrados cidade componente descentralização efetivo empenhado estrutura festa história homenagear lançada maior oficial planejadas planejamento portal das gerais presença programação proposta regionais reinado Segurança segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio tempo tradicional viatura