Notícias

CAPACITAÇÃO PREPARA GESTORES PARA UNIDADES PRISIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS

  • Nenhum comentário

Curso realizado de forma inédita no estado tem por objetivo habilitar servidores para atividades internas de gestão

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública acaba de iniciar a primeira etapa do curso de Capacitação de Gestores de Unidades Prisionais e Unidades Socioeducativas. A formação ocorre de forma inédita nos sistemas prisional e socioeducativo, com participação de 290 servidores da Sejusp. A proposta é capacitar os servidores com disciplinas e habilidades relativas ao exercício de cargos de gestão dentro das unidades do Governo do Estado.

A primeira etapa do curso, iniciada nesta semana, ocorre na modalidade de educação a distância (EAD), por meio da plataforma da Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp). O primeiro módulo tem previsão de encerramento em outubro deste ano.

Mais de mil servidores de ambas as áreas se inscreveram para participar das capacitações. A previsão é de que, no primeiro semestre de 2020, um novo edital seja publicado para realização de outra capacitação.

O curso de gestores faz parte de um amplo planejamento, como forma de otimizar a gestão e valorizar os servidores estaduais. O intuito é possibilitar aos servidores nivelamento de conhecimentos técnicos básicos ao desempenho das funções diretivas. Com isso, aqueles que forem aprovados neste curso estarão aptos a serem selecionados para futuras posições de chefia que venham a estar disponíveis.

Escola Integrada

Oferecido pela Eisp, o treinamento será realizado em duas fases: a primeira, a distância; e a segunda, presencial, na escola integrada. A carga horária total será de 160 horas, sendo 100 horas a distância e 60 horas presenciais. Em ambas as fases, serão realizadas provas e avaliações de aprendizagem.

Todo o material pedagógico preparado para o curso foi confeccionado por servidores especialistas envolvidos com o Sistema Prisional e com o Sistema Socioeducativo. As aulas presenciais serão lecionadas por professores que são referência nos temas da área.

As capacitações contam com o módulo básico, com as disciplinas: redação oficial; gestão de pessoas; gestão de projetos e processos; direitos humanos aplicados aos sistemas prisional e socioeducativo; noções de Direito; legislação institucional; procedimentos para gestão operacional e sistemas governamentais; atividade de inteligência e contra inteligência.

Vagas

Foram disponibilizadas 250 vagas para os servidores do Sistema Prisional que atenderam aos seguintes critérios: ser servidor efetivo da Sejusp; ter tempo de exercício de, no mínimo, dez anos na Sejusp; ter tempo de exercício de, no mínimo, cinco anos em unidade prisional e ter concluído curso de nível superior. O módulo específico do prisional abordará o gerenciamento de crises no ambiente prisional; procedimentos de humanização do atendimento e sistemas de informações voltadas para o sistema prisional.

Já para a capacitação do Sistema Socioeducativo foram disponibilizadas 40 vagas. Os requisitos foram: ser servidor efetivo; ter tempo de exercício no cargo de, no mínimo, cinco anos; ter trabalhado por dois anos em unidade socioeducativa e ter diploma de curso superior. Os temas a serem tratados no Módulo Específico Socioeducativo serão adolescência e juventude: questões contemporâneas; parâmetros e fundamentação legal para a infância e juventude; política de atendimento socioeducativo; mediação de conflitos e justiça restaurativa.

#capacitação #gestores #prisionais #socioeducativas #segurançapública #portaldasgerais