Notícias

Casos de Sarampo na região Norte e Nordeste assustam os mineiros. Saiba tudo sobre a doença, aqui

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –   por Jane Huscher

As notícias sobre o avanço dos casos de sarampo no Brasil, assustou os mineiros, que correram para os postos de saúde. O que você sabe sobre a doença?  Saiba tudo aqui:

O Sarampo é uma doença infecto-contagiosa (transmissível), causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%.

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.

Não há tipos de sarampo, somente fases de apresentação e complicações relacionadas à doença e também não há uma causa específica para o Sarampo. O vírus circula por não ter uma população completamente imune.

apetite apresentação circula clínicas contaminar coriza corpo de bombeiros policia civiil de minas gerais policia de minas gerais policia militar de minas gerais portal das gerais Rede Gerais de Comunica~ção rede gerais de radio Segurança Pública desnutridos diretamente doença escolas espirros febre forma imune irritação longo manchas ocular persistente pessoa população portadoras portal das gerais prevenção relacionadas sarampo saude secreções segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio sintomas tempo vacinacao vírus