Notícias

Centenas de professores municipais do interior podem ficar sem salário por falta de repasse do Fundeb pelo governo de Pimentel

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

Centenas de professores municipais do interior podem ficar sem salário nos próximos meses em decorrência do atraso no repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). São mais de R$ 2 bilhões não repassados pelo governo do Estado.

No Vale do Mucuri, na pequena cidade de Poté, divisa com o Vale do Jequitinhonha, os professores não receberam o salário do mês passado. O prefeito da cidade, Nego Sampaio (PRB) disse que desde janeiro o repasse tem apresentado problemas e há quatro meses foi interrompido. A dívida do Estado para com o pequeno município que tem 16 mil habitantes, chega a R$ 4,3 milhões. Disse o prefeito: “Não sei mais o que fazer. O governo vem pagando menos desde o começo do ano, mas em abril parou de pagar. Os professores não estão recebendo e a maioria deles é arrimo de família. Não conseguimos pagá-los sem o Estado.” Como reflexo, o comércio da cidade já sofre as consequências.

O prefeito de Poté, é um dos 50 prefeitos que fazem parte da Associação Mineira dos Municípios (AMM), que decidiram em reunião aderir a uma paralisação no próximo dia 21. Nesta data, mais de 400 prefeitos irão se dirigir à Cidade Administrativa, para tentar pressionar o governo do Estado a pagar o débito.

Se a ação não surtir efeito, uma novo protesto acontecerá no dia 24. O prefeito de Ladainha e presidente da Amuc, Walid Nedir (PSDB) disse:  “Vamos juntar os professores, os sindicatos, prefeitos e moradores do Vale do Mucuri e bater na porta do governador. Pelo menos o Fundeb tem que ser pago”, ameaça o prefeito de Ladainha e presidente da Amuc, Walid Nedir (PSDB).

cidade conseguimos educação habitantes interior municipais pagar pago portal das gerais prefeitos problemas professores protesto repasses reunir salário segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio valorização