Notícias

Cientistas alertam para provável erupção ainda maior no vulcão kilaeua e tragédia pode ser ainda pior

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias

.O vulcão Kilauea, continua em erupção e autoridades recomendam a saída da população, sob o risco de vários bairros ficarem isolados.

“A lava de várias fissuras continua avançando para a área de Kapoho”, uma zona que foi destruída pelo Kilauea em 1960, informou a Defesa Civil. Recomendamos aos moradores de Kapoho Beach Lots e Vacationland que abandonem os bairros. Vocês correm o risco de ficar isolados devido a possível inundação de lava da (estrada) Beach Road”, advertiu a Defesa Civil.

Uma importante autopista foi tomada pelas lavas, destruindo a instalação elétrica gerando um apagão. As comunicações telefônicas foram interrompidas.

Um novo tremor de 4,5 graus de magnitude foi registrado às 11H00 local (21H00 Brasília), com epicentro situado dentro da cratera.

A lava do Kilauea já destruiu 71 residências e 2 mil pessoas abandoram a ilha.

O magma cobre uma área aproximada de 9,5 km2, e boa parte do fluxo termina no mar, criando um fenômeno chamado “laze”, palavra em inglês formada por “lava” e “haze” (névoa), que produz uma mistura irritante para humanos e animais de ácido clorídrico (HCl), vapor e pequenas partículas de vidro vulcânico.

Os cientistas estão afirmando que a atividade vulcânica pode antecipar uma erupção ainda maior, como a que ocorreu em meados da década de 1920.

apagão atividade autopista bairros cientistas defesa civil deixar destruindo eminente erupção fissuras fluxo gás ilha lava magma mar Mundo rede gerais comunicacao segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio vulcânica