Notícias

Crise em Pacaraima (RR): O governo brasileiro enviará mais 120 homens da Força Nacional de Segurança e 36 voluntários para a Saúde

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias  –   por Jane Huscher

O presidente Michel Temer, divulgou nota através do Palácio do Planalto, na tarde deste domingo (19), informando que enviará mais 120 homens da Força Nacional de Segurança e 36 voluntários na área de Saúde para Pacaraima (RR).

A medida foi tomada em reunião de emergência, após os tumultos entre imigrantes venezuelanos e moradores brasileiros ocorridos no sábado (18).

“O Governo Federal continua em condições de empregar as Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem em Roraima”, informa. “Por força de Lei, tal iniciativa depende da solicitação expressa da Senhora Governadora do Estado.”

Os 120 homens da Força Nacional, irão para Pacaraima em duas etapas:  60 já estão em prontidão em Brasília, conforme informado mais cedo pelo Estado. E mais 60 poderão seguir nos próximos dias. Os 36 voluntários na área de saúde atuarão no atendimento aos migrantes, em parceria com hospitais universitários.

Na reunião, ficou resolvido que o governo promoverá a interiorização dos venezuelanos para tentar diminuir a pressão sobre a cidade de Pacaraima, porta de entrada dos imigrantes. Um abrigo de transição vai ser criado nas cidades de boa Vista e Pacaraima, para dar suporte aos imigrantes enquanto aguardam a interiorização.

Uma nova reunião será realizada, nesta segunda-feira (20).

“O Governo Federal, atento à segurança e ao bem-estar dos brasileiros de Roraima, tem envidado esforços abrangentes para apoiá-los, reduzindo o impacto do afluxo migratório sobre a população local”, diz a nota, acrescentando que o presidente Michel Temer esteve no Estado por duas vezes.

área atendimento emergência fluxo homens hospitais imigrantes impacto interiorização migratório nota pacaraima população portal das gerais presidente pressão reunião roraima saude Segurança segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio tarde temporariamente universitários