Notícias

Crise migratória: venezuelanos buscam comunidades índígenas brasileiras para fugir do colapso econômico e provocam mudanças

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

Imigrantes venezuelanos que estão fugindo do colapso econômico na Venezuela estão buscando comunidades indígenas brasileiras.

Essa reação acontece após aumentarem as tensões nas cidades com brasileiros, que culmiram em conflitos, principalmente na cidade de Pacaraima (RR), há cerca de duas semanas.

O coordenador do  CIR (Conselho Indígena de Roraima), Edinho Macuxi, disse que os venezuelanos estão indo para as casas dos moradores, com quem negociam os termos da estadia. A maioria dos acordos feitos, incluem ajudar com os trabalhos na roça e em outras atividades.

Neste sábado (1º), um pequeno grupo de indígenas protestou na BR-174 em Pacaraima, pedindo um controle mais rígido na fronteira. Eles alegam que os venezuelanos estão invadindo indiscriminadamente as aldeias e há algumas que comportam cerca de 300 pessoas que estão com 600, gerando um novo colapso.

A governadora de Roraima (que se manifestou várias vezes), Suely Campos (PP), pediu novamente o fechamento da fronteira.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) fez uma declaração: “Na região de fronteira, a atuação da Funai também mantém em funcionamento os fluxos necessários para que possa arcar com a sua missão legal de proteger e promover os direitos dos povos indígenas que encontram-se em território brasileiro”, diz a fundação.

aumentaram brasileira casas cidades colapso comunidades corpo de bombeiros policia civiil de minas gerais policia de minas gerais policia militar de minas gerais portal das gerais Rede Gerais de Comunica~ção rede gerais de radio Segurança Pública econômico fugindo imigrantes índios morar portal das gerais segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio serviço venezuela venezuelanos