Notícias

Dengue em Betim na região Metropolitana de Belo Horizonte, aumentou 5.000% em um ano. Duas mortes foram confirmadas

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

O número de casos de dengue confirmados em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, saltou de 408 em 2014 para mais de 21 mil neste ano. Duas mortes foram confirmadas. O aumento foi mais de 5.000% em um ano. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que promete reforçar o combate ao Aedes aegypti, que também transmite o zika vírus e a febre chikungunya.

Já segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em 2015 foram registrados mais de 140 mil casos de dengue e cinco casos da febre chikungunya. Ainda neste ano no estado, 67 pessoas morreram por causa da dengue.

Em Betim, neste ano, a Secretaria de Saúde do município confirmou 21.575 casos – 53 vezes mais que em 2014 quando foram registrados 408.

“Eu moro do lado da casa do meu irmão. Foi ele, a minha cunhada e o meu pai”, disse a técnica de enfermagem Raquel Cirino sobre os parentes que pegaram a doença. E o retrato desses números é o que é encontrado pelas ruas de Betim, como pneus cheios de água, por exemplo.

“O mosquito que transmite a dengue a cada ano que passa se torna mais perigoso, ameaça para a sociedade. Além de transmitir os quatro tipos de dengue também transmite a chikungunya e o zika. É preciso que cada um esteja envolvido (…). Oitenta por cento ou mais dos focos estão no ambiente domiciliar. É importante o envolvimento da sociedade”, disse o secretário municipal de Saúde de Betim, Rasível  dos Reis.

aedes aegypti ambiente ano aumento betim casos chikungunya combate dados dengue domiciliar febre focos mortes município número parentes portal das gerais retrato secretário segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio sociedade técnica zika vírus