Notícias

Donald Trump suspende o plano de sobretaxar produtos chineses após reunião bilateral na Cúpula do G20.

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

A reunião bilateral mais esperada da Cúpula do G20 terminou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordando em suspender, a partir de 1º de janeiro de 2019, por 90 dias, o plano de subir de 10% para 25% a tarifa norte-americana sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses.

Em troca, a China concordou em comprar uma quantidade “substancial de produtos agrícolas, energéticos, industriais, entre outros dos Estados Unidos” como forma de “promover mudanças estruturais” nas relações comerciais entre ambos os países.

A decisão foi comunicada pela Casa Branca após jantar de Trump com o presidente chinês, Xi Jinping. O encontro foi realizado depois do encerramento oficial do evento que reuniu os líderes das 20 maiores economias do mundo em Buenos Aires, na Argentina.

O governo chinês confirmou a informação dos Estados Unidos.

Ambos –Trump e Xi– classificaram a ocasião como 1 “encontro altamente bem sucedido”. As declarações, pelo menos em tom público, sinalizam uma trégua em 1 contexto de guerra comercial que as duas maiores economias do mundo vinham travando.

Ainda de acordo com a Casa Branca, foi feito “1 grande progresso” em relação à Coreia do Norte e os 2 líderes, junto ao ditador Kim Jong-un, farão “uma península coreana sem armas nucleares“.

armas bilateral cúpula declarações economias encerramento esperada estados unidos g20 guerra líderes Mundo norte-americana nucleares plano portal das gerais presidente produtos chineses progresso reunião segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio subir suspender tarifa travando troca