Notícias

Drones foram observados no perímetro da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. Local que abriga o preso Marcola, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital)

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  Jane Huscher

As forças de segurança que ocupam o perímetro da Penitenciária 2 de Presidente Vencelau, no oeste paulista, detectaram entre a noite desta segunda-feira (5) e o início de terça-feira (6), o sobrevoo de dois drones na região. A suspeita é que os aparelhos tenham sido usados por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC)  para verificar o dispositivo de segurança desdobrado nas proximidades da penitenciária que abriga a cúpula da facção criminosa.

Na tentativa de abatê-los, viaturas das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) perseguiram os drones até a cidade vizinha de Caiuá.  Os policiais, no entanto, perderam o contato com os aparelhos.

A presença dos drones foi repassada às agências de inteligência envolvidas na operação criada para impedir o plano de resgate de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder máximo da facção. Descoberto pela inteligência policial, o plano prevê a contratação de mercenários que usariam armas de guerra, como lançadores de foguetes e metralhadoras.

Em razão disso, o Comando da Policia Militar de São Paulo solicitou ao Comando Militar do Sudeste (CMSE) o empréstimo de metralhadoras de calibre .50 para que sejam usadas na segurança do presídio. A ideia é ter o equipamento para dissuadir qualquer ataque ao presídio.

Na semana passada, policiais da Rota foram treinados no 37° Batalhão de Infantaria Leve (BIL), em Lins, no interior paulista, para usar o equipamento. Entretanto, o CMSE considera difícil o empréstimo das metralhadoras por razões legais. A arma seria de guerra e, portanto, não poderia ser usada por a força policial. Por enquanto, os homens do Comando de Operações Especiais (COE), da PM, transportaram até Presidente Venceslau metralhadoras MAG, de calibre 7,62 mm.

agências de inteligência aparelhos armas de guerra cúpula detectaram dispositivo drones empréstimo equipamento facção criminosa foguetes força forças marcola mercenários metralhadoras PCC penitenciária perímetro plano policiais policial portal das gerais presídio resgate rondas ostensivas Segurança segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio suspeita viaturas