Notícias

Greve geral na Argentina nesta segunda-feira (25), já tem reflexos no Brasil

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias – editado por Jane Huscher

A Argentina enfrenta nesta segunda-feira (25), uma greve geral que teve início à 0h. Vários serviços de todo o país já foram afetados como transportes, escolas, coleta de lixo e postos de gasolina.

A crise também teve reflexos no Brasil, através de vôos que saem da Argentina para o Brasil e vice-versa. Há voos cancelados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Curitiba .Os passageiros impactados devem procurar as respectivas companhias aéreas para remarcar as viagens.

Esta é a 3ª greve geral contra o governo de Mauricio Macri. O governo disse que a paralisação é política. A greve foi convocada pela CGT (Confederação Geral do Trabalho), que agrupa os principais sindicatos argentinos, e eles calculam que pelo menos 1 milhão de trabalhadores devem aderir.

Os principais ônibus das grandes cidades da Argentina, conhecidos como “metrobus”, estão totalmente paralisados. O trem de mercadorias que faz a ligação com vários setores do Porto de Buenos Aires, também não está em funcionamento. Vários serviços essenciais já foram afetados como coleta de lixo, escolas públicas e os hospitais, que estão atendendo apenas casos de urgência.

Setores mais radicais dos sindicatos que aderiram à greve, pretendem bloquear os acessos à cidade de Buenos Aires. A principal reivindicação é  o reinício das negociações de ajustes salariais deste ano, para um alinhamento com a projeção de inflação, calculada agora pelo Banco Central em 27%.

O governo sinalizou que irá chamar os líderes sindicais para uma reunião de emergência.

aéreas aeroporto afetados bloquear calculam cancelados cidades convocada corpo de bombeiros policia civiil de minas gerais policia de minas gerais policia militar de minas gerais portal das gerais Rede Gerais de Comunica~ção rede gerais de radio Segurança Pública crise gasolina geral greve hospitais lixo mercadorias paralisados portal das gerais reflexos reivindicação reunião salariais segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio serviços sindicatos trabalhadores transporte urgência viagens