Incidência dos raios ultravioleta em Belo Horizonte ultrapassou os limites aceitáveis. Saiba o que fazer

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

A incidência dos raios ultravioleta ultrapassou os limites aceitáveis em Belo Horizonte. A previsão é a de que o índice chegue, nesta sexta-feira(15), a 14, considerado “extremo” e bem prejudicial à saúde.

Para se ter uma ideia, o alerta já acende quando o nível atinge 8 – em uma escala que vai de 1 a 16. Na última quarta-feira (13), na capital, a medição foi a 13, que pode causar até câncer de pele.

Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Regional Minas Gerais, Rachel Guerra de Castro destaca que índices preocupantes da radiação são consequência da redução da camada de ozônio, que filtra os raios que chegam à terra. Além disso, o Brasil é um país tropical e está perto da linha do Equador, o que aumenta a insolação no território.

Com níveis extremos, apenas o filtro solar não é suficiente. Além de causar tumores de pele, a radiação afeta a imunidade da pessoa, o que pode provocar outras doenças, como herpes e infecções. “Acima de 11, o recomendável é buscar sombra, principalmente ao meio-dia, bem como usar roupas compridas e bonés e evitar exercícios físicos ao ar livre”, frisa Rachel Guerra.

Até quarta-feira, os níveis de raios ultravioleta devem permanecer no nível 13 em BH. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do ClimaTempo, a tendência é que, com a chegada do outono, em 20 de março, a intensidade da radiação diminua. “Depois, volta a aumentar no decorrer da primavera e atinge o pico no verão”, explica.

A especialista reforça que a cobertura de nuvens atenua a incidência. “Quando estão baixas, deixando quase todo o céu nublado, o impacto dos raios é menor”, completa Josélia.

*com informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia/Hoje em Dia

bones cancer corpo de bombeiros especialista extremo herpes impacto imunidade incidência índices limites medição meteorologista nível pele pessoa pico portal das gerais prejudicial previsão primavera radiação raios solares segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio sombra terra tumores ultravioleta verão