Notícias

Juiz da 1ª Vara Federal de Roraima, suspende o ingresso de venezuelanos no Brasil pela fronteira com Roraima

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

O juiz federal da 1ª Vara da Federal de Roraima, Helder Girão Barreto, suspendeu o ingresso de venezuelanos no Brasil pela fronteira com Roraima.

Em sua decisão o juiz diz que:  “é imperioso rechaçar a ideia de que, em matéria da imigração, a União tudo pode, e os estados e municípios tudo devem suportar”. Ele acrescenta que o Estado brasileiro pode adotar a política de imigração que entender, desde que não viole a Constituição Federal e a autonomia dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.  “O ônus dessa política deve ser repartido por todos e não suportado por apenas um”, acrescentou o magistrado, ao afirmar que o Brasil acolhe os imigrantes venezuelanos “desde que eles fiquem em Roraima”.

Na avaliação de Barreto, é necessária uma parada na imigração que ocorre em Roraima, para que se possa fazer “um balanço das medidas adotadas até então e a implementação de outras mais efetivas que garantam o acolhimento humanitário dos imigrantes venezuelanos, mas também assegurem a fruição dos direitos a garantias dos brasileiros e acelerem o chamado processo de Interiorização”.

Suely Campos, governadora de Roraima afirmou que o grande fluxo de venezuelanos, está trazendo impactos na área de segurança e saúde em cidades de todo o estado.

brasileiro cidades estado fronteira imigração impactos ingresso juiz magistrado migração Municípios necessária parada portal das gerais saude Segurança segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio suspendeu venezuelanos