Notícias

Menores infratores estão detidos em “carros-cela” em Boa Vista (RR)

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane huscher

Na capital de Roraima, Boa Vista, menores infratores estão detidos dentro de ‘furgões’ no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho, porque faltam quartos na unidade.

São 20 menores colocados em dois “carros-cela” do sistema penitenciário desde a tarde desta sexta-feira (6). Os veículos estão no pátio da unidade.

A unidade está danificada em razão de recentes rebeliões. O coronel, titular da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) informou que na tarde de sexta (6), menores quebraram mais um quarto do Centro durante um tumulto, e por esse motivo tiveram que ser colocados nos “carros-cela”.

Ele declarou: “Na sexta, eles começaram a quebradeira lá dentro de novo, e mesmo com o apoio da polícia e tudo, eles conseguiram abrir um buraco e sair de um quarto. Ficamos sem opção e tomamos essa medida de colocá-los nos veículos para protegê-los uns dos outros”.

Ele disse também que os infratores estão ficando 24h por dia dentro dos veículos, mas que são acompanhados quando precisam sair.

“É uma situação provisória, porque a PM não pode ficar lá direto, já que a criminalidade está aumentando nas ruas, e os agentes socioeducadores não podem ser usados como barreira humana para separar os infratores”, declarou.

Ele disse também que os internos que estão nos carros são os que estavam causando agitação no CSE e cavando buracos nas paredes”.

No último fim de semana, um confronto entre facções criminosas rivais deixou um rastro de destruição na unidade e vários quartos ficaram sem condições de uso.

Uma reforma emergencial será efetuada. O CSE fica localizado na zona Rural de Boa Vista e tem capacidade para 62 internos, mas hoje abriga cerca de 100.

agentes capacidade carros-cela corpo de bombeiros policia civiil de minas gerais policia de minas gerais policia militar de minas gerais portal das gerais Rede Gerais de Comunica~ção rede gerais de radio Segurança Pública criminalidade criminosas destruição emergencial facções furgão infratores menores portal das gerais provisória quartos reforma rivais segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio separar uso veículos