Notícias

Paraná cria secretaria para administrar penitenciárias

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais – Seu Portal de Segurança Pública e Noticias 

O governo do Paraná anunciou hoje (30) a criação da Secretaria Especial da Administração Penitenciária. A medida desvincula a gestão do sistema penal da pasta da Segurança Pública e institui uma unidade de gestão específica para tratar de assuntos relacionados às unidades prisionais.

A secretaria será comandada pelo coronel da Polícia Militar Élio de Oliveira Manoel.

Com o decreto assinado pela governadora Cida Borghetti, a nova secretaria passa a administrar o Departamento Penitenciário, o Conselho Penitenciário do Estado do Paraná, o Fundo Penitenciário do Paraná e o Conselho Diretor do Fundo Penitenciário do Paraná.

Por meio de nota, o governo do Paraná informou que a pasta não representa custos adicionais ao estado, já que vai aproveitar toda a estrutura já existente. A determinação é acelerar obras de presídios já em andamento, iniciar a construção de novas unidades e reduzir o número de presos em delegacias, com uma interação maior com o Tribunal de Justiça do Paraná.

Durante reunião hoje pela manhã, a governadora garantiu, por meio da criação da pasta, estar unindo esforços e propondo uma maior interação entre as polícias no intuito de dar uma resposta mais eficaz à população.

Para o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis, a criação de uma secretaria específica é um pleito antigo que vai fortalecer a integração das polícias e resultar em maior efetividade das ações de segurança.

O coronel Élio de Oliveira Manoel, por sua vez, avaliou que a missão é encontrar soluções e agilizar a abertura de novas vagas no sistema penitenciário do estado, além de promover uma gestão humanizada da população carcerária, com ênfase na ressocialização dos presos.

Antes de comandar a nova pasta, o coronel foi chefe da Casa Militar do Governo do Paraná e do gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Paraná, além de compor o Estado-Maior da PM.

Penitenciárias

O governo do Paraná gerencia 33 unidades penais distribuídas pelo estado que custodiam atualmente 20,4 mil presos. A Polícia Civil gerencia aproximadamente de 10 mil detentos em carceragens de delegacias. Há ainda 6,5 mil monitorados com tornozeleiras eletrônicas.

Com as novas penitenciárias que estão em construção e as obras que deverão ser iniciadas em breve, a previsão do governo do estado é aumentar em 6.756 o número de vagas no sistema penitenciário. Ao todo, serão 14 novas unidades.

corpo de bombeiros policia civiil de minas gerais policia de minas gerais policia militar de minas gerais portal das gerais Rede Gerais de Comunica~ção rede gerais de radio Segurança Pública segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio