Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte lança concurso para premiar projeto de revitalização da Av.Bernardo Monteiro

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

A prefeitura da capital, lançou um concurso que irá promover a revitalização  da avenida Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia. O concurso irá selecionar e premiar o melhor projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo para devolver à região o ar acolhedor do passado.

Desde 2013, quando diversas árvores centenárias da espécie Fícus foram atacadas pela mosca-branca e tiveram que ser cortadas, o local até então utilizado para a realização de feiras e eventos de lazer perdeu a atratividade para grande parte da população.

Hoje, além dos troncos ressecados de exemplares que morreram depois do ataque da praga, o que se vê no canteiro central do três quarteirões, entre as avenidas Brasil e Alfredo Balena, são poucas espécimes que ainda conservam algum aspecto verde.

Lojistas e moradores da região afirmam que a mudança não afetou apenas os aspectos paisagísticos da área, mas também o fluxo de pessoas. A dona de uma lanchonete que funciona há 16 anos por lá garante que o movimento nas imediações nunca mais foi o mesmo.

Com a debandada dos frequentadores, a avenida também se tornou espaço para aglomeração de moradores de rua que chegaram a montar dezenas de barracas e permaneceram acampados por meses.

O município irá oferecer R$ 100 mil para a melhor proposta apresentada de acordo com as exigências do edital. A expectativa é a de que, a partir daí, os estudos técnicos estejam prontos para início das obras em aproximadamente oito meses, conforme explica o urbanista Júlio de Marco, membro da Gerência de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O urbanista ainda destaca que, após a conclusão das obras, a manutenção da via ficará sob a responsabilidade da prefeitura. “O custo para manter a conservação será, inclusive, um critério para a escolha do melhor projeto”, frisa Júlio de Marco.

acolhedor arquitetura avenida avenida bernardo monteiro capital concurso critério edital escolha exigências expectativa ficus meio ambiente município paisagismo paisagísticos passado portal das gerais prefeitura projeto promover recuperação responsabilidade segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio selecionar urbanismo urbanista via