Notícias

Prisão de Meng Wanzhou, chefe de operações financeiras da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações fragiliza relações entre EUA X China.

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

Meng Wanzhou, chefe de operações financeiras da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, foi presa em Vancouver, no Canadá, e deve ser extraditada para os Estados Unidos. Os detalhes da prisão, efetuada em 1° de dezembro, não foram divulgados. Mas a empresa chinesa é alvo de investigações do governo americano sobre possíveis violações de sanções contra o Irã.

A China exigiu a libertação da executiva, alegando que a prisão foi possivelmente “uma violação de direitos humanos”.

Filha do fundador da companhia, Wanzhou também é vice-presidente do conselho consultivo da empresa. A Huawei informou que tem pouca informação sobre as acusações e “não tem conhecimento sobre nenhuma infração cometida por Meng Wanzhou”.

A prisão acontece em um momento delicado para as relações entre os Estado Unidos  a China, Os dois países travam uma guerra comercial em que já foram impostos bilhões de dólares em tarifas sobre produtos.

O incidente tampouco ajudará na trégua de 90 dias negociada pelo presidente americano, Donald Trump, e seu colega chinês,Xi Jinping, durante a reunião do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), em Buenos Aires. E coincide ainda com a movimentação para restringir o uso da tecnologia da Huawei em países do Ocidente. Os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia proibiram a empresa chinesa de fornecer a infraestrutura para a rede de internet móvel 5G.

O Reino Unido não impediu as empresas de usarem a tecnologia da Huawei, mas a British Telecom (BT), que domina a rede de telecomunicações do Reino Unido, declarou nesta semana que não utilizará os equipamentos da companhia na implantação do seu “núcleo” de infraestrutura 5G.

alvo americano china chinesa comercial cometida direitos empresa equipamentos executiva extraditada gigante governo guerra humanos. implantação infração infraestrutura investigações libertação meng wanzhou movimentação operações financeiras portal das gerais presidente prisão produtos relações restringir sanções segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio Tecnologia telecomunicações uso violação violações