Notícias

Reforma da Previdência chancelada por Bolsonaro garante economia de R$ 1,1 trilhão em 10 anos

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  edição Jane Huscher

O ministro da Economia, Paulo Guedes, conseguiu garantir uma economia de R$ 1,1 trilhão, em até 10 anos, nas despesas com a proposta de reforma da Previdência aceita pelo presidente Jair Bolsonaro em  reunião nesta quinta-feira, 14. Pela proposta, as idades de aposentadoria será aos 65 anos para homens e 62 para as mulheres.© DIDA SAMPAIO ESTADAO O ministro da Economia, Paulo Guedes, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

Pela tabela de transição apresentada ao presidente,  as idades mínimas finais seriam atingidas em 2029 para homens (65 anos) e em 2031 para mulheres, levando 10 e 12 anos, respectivamente, para sua conclusão.

As idades mínimas sobem seis meses a cada ano, a partir de 2019 com 60 anos para homens e 56 anos para mulheres. Com esse ritmo, a idade mínima para aposentadoria em 2022, último ano do mandato do governo Bolsonaro, será de 61,5 anos (homens) e 57,5 anos (mulheres). Essas idades eram o desejo do presidente. Segundo uma fonte, o desenho “alinha o discurso de Bolsonaro com a necessidade econômica”.

O trabalhador vai poder escolher qual regra de transição quer seguir e optar pela mais vantajosa: a das idades mínimas ou o sistema de pontos (que leva em conta a idade mais o tempo de contribuição).

aposentadoria atingidas contribuição desenho economia econômica homens idades mínima ministro mulheres pontos portal das gerais presidente proposta segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio trabalhador transição vantajosa