Notícias

Robôs Industriais batem recorde de comercialização em todo mundo

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

No ano de  2017, 381 mil robôs industriais foram comercializados em todo o mundo. Esse número representou um aumento de 30% em relação ao ano anterior e um recorde de vendas. As informações foram divulgadas nesta semana pela Federação Internacional de Robótica.

Segundo cálculos da federação, o estoque de robôs industriais em operação em todo o mundo chegou a 1,8 milhão de unidades. Pelas projeções da entidade, o número de máquinas em uso em todo o planeta deve passar de 3 milhões em 2020.

A Àsia é o país que mais possui robôs, com números que representam 67% do mercado, seguidos pela Europa (67 mil unidades) e as Américas (50 mil unidades).

Somente a China instalou 138 mil máquinas desse tipo, o que representa 36% de todo o mercado mundial. Coreia e Japão tiveram, respectivamente, 40 mil e 38 mil unidades instaladas. Os números são maiores do que os registrados nos Estados Unidos (33 mil) e Alemanha (22 mil).

Na análise por setores industriais, o automotivo é o principal empregador deste tipo de tecnologia, com 125 mil robôs comercializados. Os demais segmentos com melhor desempenho nesse quesito são o da eletrônica (116 mil), metalúrgico (44 mil), químico (21 mil) e alimentação (10 mil).

A introdução de sistemas autônomos em fábricas  levanta questionamentos sobre o impacto desse fenômeno na geração de empregos. Nos últimos anos foram elaborados estudos com projeções bastante distintas.

Enquanto a Federação Internacional de Robótica indicou a possibilidade da criação de 3,5 milhões de novos empregos em razão dessa tecnologia, o Fórum Econômico Mundial publicou estudo em 2016 em que projeta até 2020 a perda de 7,1 milhões de postos em razão da automação.

aumento automotivo cálculos comercializados empregador estoque fenômeno impacto industriais número portal das gerais projeçoes recorde robôs segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio Tecnologia