Notícias

Saiba exatamente como funcionam e conheça os mitos e verdades sobre os testes caseiros de gravidez

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias

Independentemente de quais sejam os planos de um casal sobre ter filhos, a dúvida sobre a mulher estar ou não estar grávida gera grande ansiedade. Essa expectativa pode levar a mulher realizar testes de gravidez caseiros, como por exemplo o da água sanitária, o de ferver a urina, o teste do vinagre e o da pasta de dente, e assim tirar conclusões erradas sobre a situação que estão passando. Mas será que eles são mesmo confiáveis? Conheça os testes caseiros mais famosos e as respostas a essas perguntas.

Neste artigo, preparado por pesquisadores e farmacêuticos da Confirme testes caseiros, foram escolhidos os 4 testes caseiros dos mais comuns como exemplo, para mostrar como são feitos e se são confiáveis. Lembrando que existem dezenas de outras opções na Internet que podem causar, ainda mais, impacto negativo quanto aos resultados obtidos. Não será necessário falar de todos, pois todos induzem ao erro e não seguem o método científico.

Na década dos anos 60, não existia uma grande demanda de testes de gravidez e muito menos de fertilidade e menopausa cientificamente comprovados que temos hoje em dia. Alguns cientistas resolveram pôr à prova o teste descrito no antigo Egito, no ano de 1350 a.C. (Um teste descrito num papiro dizia que a mulher que suspeitava estar grávida deveria urinar em cima de sementes de trigo e cevada), o estudo mostrou que o teste apontava a existência da gravidez em cerca de 70% dos casos, um percentual sem muita eficácia, mas que com certeza mostrava algum êxito, que não poderia ser explicado apenas pelo acaso. O que se observou é que na época, a grande concentração de estrogênio na urina das mulheres grávidas acabou sendo a explicação para toda aquela crendice que veio contribuir aos avanços científicos.

A partir deste fato foi demonstrado que os povos antigos já imaginavam que o papel da urina detectasse um diagnóstico da gravidez. Depois de 3000 anos, ainda muitos casais ainda utilizam métodos caseiros, não baseados no método científico, para tentar diagnosticar uma gravidez, incluindo o teste da água sanitária ou cloro, da fervura, do vinagre e da pasta de dente.

TESTE DE GRAVIDEZ DA ÁGUA SANITÁRIA FUNCIONA?

Apesar de ser simples, supostamente se baseia na detecção indireta do hormônio hCG. Basta misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica gravidez.

Mito: O teste de gravidez realizado com água sanitária não funciona, como ainda pode gerar gases e vapores tóxicos. Não se tem explicações exatas, quanto a quantidade de urina ou mesmo de água sanitária a ser utilizado, não existe uma afirmação de qual recipiente pode ser usado e muito menos quantos dias de atraso menstrual pode ser realizado este teste. Portanto, há uma completa falta de padronização e metodologia.

TESTE DE GRAVIDEZ DA PASTA DE DENTE É EFICIENTE?

Em um copo transparente é misturada a urina com uma pequena quantidade de pasta de dente branca, não pode ser a colorida. Após 2 minutos observar se a pasta branca torna-se azulada ou se começar a espumar, se presumi que o teste é positivo.

Mito: O teste caseiro de gravidez realizado através da pasta de dente pode até parecer ser um pouquinho mais padronizado que o da água sanitária, mesmo ainda assim não existem métodos quantitativos entre o creme dental e a urina. Resultados positivos e negativos ocorrem aleatoriamente, de acordo com a composição da pasta e a acidez da urina. O teste é ilusório e não funciona porque a mudança de cor não ocorre na maioria dos casos, mesmo quando a mulher está grávida. Quanto a formação de espuma é bem comum e ocorre também até com a urina dos homens, pois a espuma é uma reação da acidez da urina com a pasta de dente alcalina. Quanto mais alcalina for o creme dental e mais ácida for a urina, maior é a chance de reações.

TESTE DE GRAVIDEZ DA FERVURA DA URINA É CONFIÁVEL?

Já o teste da fervura da urina, consiste em utilizar um recipiente de alumínio para ferver.  Se a urina ferver como leite, criando um sobrenadante, o teste é positivo. Se ferver como água, o teste é negativo.

Mito: Não é confiável

Sabemos que a urina, ao contrário da água, é um líquido rico em diversas substâncias e demonstra pontos de ebulição distintos, diferente da água pura, que ferve de uma forma homogênea. A urina só irá ferver de forma parecida com a água se ela estiver muito diluída. Para isso, é necessário beber muita água ao longo do dia.

Portanto, o teste da fervura da urina não é confiável, pois pode dar positivo para a maioria das pessoas, mesmo mulheres não grávidas e homens.

TESTE DE GRAVIDEZ DO VINAGRE DÁ CERTO?

O teste do vinagre é feito com a mistura da urina e o vinagre em um recipiente transparente. Se a solução mudar de cor ou espumar, o teste é positivo. Se não mudar de cor, é negativo.

MITO:

O teste de gravidez do vinagre não funciona. Porque, o vinagre é composto por ácido acético, que é um ácido fraco e a urina também é uma substância levemente ácida. E geralmente, a mistura das duas substâncias não provoca nenhuma reação, com exceção da mudança de cor, que se dá pelo fato do vinagre ter coloração ou tonalidade diferente da urina. Aliás, esse é apenas um dos problemas deste teste. Como os outros, também não há uma padronização do tipo de vinagre a ser utilizado, branco, vermelho, amarelo etc.

Observando que, em algumas situações clínicas, a urina pode ser tornar alcalina, o que favoreceria a ocorrência de reações com o ácido acético. Porém, isso não tem a ver com a presença ou não do hormônio hCG na urina.

CONCLUSÃO SOBRE OS TESTES CASEIROS

A verdade é que a urina da grávida é basicamente igual à urina da mulher não grávida. A diferença está na presença do hormônio hCG, que se encontra em concentrações baixíssimas nos primeiros dias de gestação. Apenas testes vendidos em farmácias podem detectar, alguns como o Confirme Semanas, até antes mesmo da data prevista da menstruação, pois são capazes de detectar quantidades bem pequenas do hormônio hCG e dar resultado com até 99% de precisão. Já os demais da Confirme chegam a 99,9% de precisão.

O teste de sangue, que é o teste de gravidez mais sensível de todos, utiliza técnicas laboratoriais moderníssimas, desenvolvidas ao longo de décadas. Por isso, ele é capaz de identificar concentrações mínimas de hCG circulando no sangue materno.

Se existe uma suspeita de se estar grávida, mas não quer ir a um laboratório colher sangue, compre um teste de gravidez vendido em farmácia. Eles não custam caro, são confiáveis e fornecem o resultado em poucos minutos. Não é necessário mais ficar sujando panela ou copos com urina e muito menos gastar os produtos químicos que você tem casa. Nenhum deles funciona mesmo e, como podem verificar que até podem fazer mal a saúde, por liberarem vapores tóxicos.

Lembre-se que procurar um médico é sempre recomendado.