Notícias

Segurança Pública promove grande protesto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias – por Jane Huscher

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais teve seu primeiro dia de fevereiro bem conturbado. Dentro da casa, posse e eleição. Do lado de fora protestos transformaram o trânsito na região em um caos e em meio ao calor escaldante os ânimos estavam exaltados.

Cerca de 6 mil servidores da área de segurança pública, ocuparam a rua em frente a Assembleia para protestar contra o parcelamento de onze vezes do 13º salário. Abono natalino, que ficou como herança para o governador Romeu Zema, do partido Novo. O governador alega que o estado está no vermelho e a única solução encontrada foi o parcelamento. Mas a categoria, por sua vez, está endividada, por conta dos constantes parcelamentos salariais e não aceita mais prazos, já que ao longo de todo o governo PT, vem sendo literalmente saqueada.

Os servidores forçaram a entrada no plenário mas foram impedidos por seguranças. Porém o governador Zema chegou ao local e os manifestantes se dirigiram então para o salão nobre.

A categoria reivindica também a isonomia dos poderes, já que servidores do legislativo e judiciário recebem os salários no 5º dia útil e tiveram o 13º depositado. Defendem ainda a recuperação do plano de saúde da categoria, que foi limado pelo governo anterior.

Outro protesto aconteceu mais cedo na escadaria da Assembleia, quando representantes dos movimentos ambientais protestaram por justiça no caso do rompimento da barragem de Brumadinho e pediram o endurecimento das leis ambientais. A escadaria frontal da ALMG, foi coberta por lama e cruzes.

ambientais ânimos barragem calor casa classe conturbado cruzes dia eleição endividada endurecimento escadaria escaldante exaltados fevereiro governo lama leis movimentos portal das gerais posse prazos protestos pt região representantes rompimento saqueada segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio trânsito