Notícias

SOBE NÚMERO DE ATENDIMENTOS A OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO EM MINAS

  • Nenhum comentário

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) alerta que aproximadamente 99% das causas dos incêndios em matas são humanas

Por Jardel Gama

Esta é a época do ano em que fatores como a baixa umidade do ar e a redução do volume de chuvas favorecem a ocorrência de incêndios em áreas de vegetação.

De janeiro a junho de 2019, em Minas Gerais, o número de ocorrências de incêndio deste tipo aumentou 32% em relação ao mesmo período do ano passado. A afirmação é do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), que destaca que aproximadamente 99% das causas dos incêndios em vegetação são humanas. As ações, que podem ser imprudentes ou criminosas, vão de jogar ‘apenas’ uma guimba de cigarro próximo a rodovias a colocar fogo na vegetação de maneira proposital.

No primeiro semestre de 2018, a Corporação atendeu a chamadas para 4 mil e 180 incêndios em matas, em todo o estado. Já em 2019, este número de ocorrências subiu para 5 mil 477, ou seja, 1329 chamadas a mais, ou 32,04%.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) também registrou crescimento de ocorrências de incêndio em vegetações, de 1000 para 1208, uma porcentagem de  20,08%.

Já na Capital, os Bombeiros Militares apagaram, de janeiro a junho de 2018, 532 focos. No mesmo período de 2019, 568 incêndios em vegetação. Um aumento de 6,77 por cento.

O CBMMG alerta e dá dicas de segurança:

– Não solte balões ou fogos de artifício perto de matas ou áreas rurais;

– Não lance guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens de rodovias;

– Evite o acúmulo de lixo em lotes vagos;

– Ao realizar a capina de um lote vago, prefira ensacar os resíduos a realiza a queima destes;

– Denuncie quaisquer ações criminosas ou negligentes que possam culminar em um incêndio florestal, pelo número 181 (Disque Denúncia).

Ainda de acordo com o balanço da Coporação, as ocorrências de incêndio em matas em todo o ano de 2018 chegou a 10.810.

#incêndios #vegetação #Bombeiros #fogo #CBMMG #atendimentos #ocorrências #Portal das Gerais #segurança pública