Notícias

Surto de doenças causadas por mosquito preocupa Minas Gerais

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –   por Jane Huscher

As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, zika, chikungunya) e também as febres amarela, do Nilo e do Mayaro, estão preocupando muito os municípios de Minas Gerais. Alguns, principalmente no norte de Minas, já registram números preocupantes. O virologista e professor da UFMG, Flávio Guimarães da Fonseca explica: “O que existem são paliativos para o controle da população de mosquitos, mas é uma estratégia pouco eficaz, já que o ambiente urbano favorece essa proliferação.”

Em 2016, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas registrou um dos maiores surtos de dengue dos últimos anos, com mais de 519 mil casos e 276 mortes.

A grande preocupação é a tendência piorar e não diminuir, principalmente porque novos males causados por mosquitos foram registrados, acendendo um alerta para epidemias inéditas: “Já detectamos a presença da encefalite de Saint Louis e da febre do Mayaro, que são transmitidas pelo mesmo inseto. Portanto, é muito provável que, em questão de tempo, outros surtos aconteçam”, avalia o pesquisador.

alerta casos dengue detectamos diminuir doenças epidemias febre inéditas mosquitos números paliativos pesquisador. portal das gerais preocupando presença provável registrou segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio surto surtos