Notícias

VÂNDALOS DANIFICAM PLACAS DE SIMULADO EM SÃO GONÇALO

  • Nenhum comentário

Defesa Civil alerta população sobre o risco em que a cidade se encontra

Representante da Defesa Civil corrige placa que teve sentido alterado


O trabalho de sinalização das rotas de fuga e pontos de encontro que vêm sendo feito em São Gonçalo do Rio Abaixo pelas equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vale está sofrendo intervenções criminosas de vandalismo, o que pode comprometer a prática do simulado de emergência de rompimento de barragens, agendado para esta quarta-feira, dia 3, às 15h.

De acordo com relatos de representantes da Defesa Civil do município, várias placas estão tendo seus sentidos trocados por pessoas de mal intencionadas. Vários vídeos e posts maliciosos estão sendo divulgados nas redes sociais com o intuito de confundir a população e colocar em descrédito a atuação das instituições envolvidas no processo.

Nesta segunda-feira(1), a Defesa Civil Municipal acompanhou a Polícia Militar pela cidade, para averiguar as placas violadas. A Defesa Civil explicou aos militares que as placas afixadas são provisórias e ainda possuem certa mobilidade. A sinalização permanente será instalada após o simulado. Isso porque podem surgir alterações durante o processo de treinamento.

Os militares se surpreenderam com a atitude desrespeitosa, uma vez que haviam vistoriado toda a sinalização instalada, no dia 31, quando estava tudo correto. Boletim de ocorrência foi registrado, a fim de coibir os atos de vandalismo. A orientação dos policiais é que quem presenciar qualquer ato irregular referente à sinalização denuncie.


Orientação da CEDEC-MG

O Capitão Herbert Aquino Marcelino, Diretor de Respostas a Desastres da Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais, diz que é preciso a população ficar atenta para a atual situação do Município, por causa da elevação do nível de alerta de barragens da região. Por isso, haverá simulado para, em caso de rompimento, as famílias já estejam preparadas para evacuação das comunidades. ‘No Simulado do Plano de Evacuação de Emergência, foram criadas rotas de fuga, pontos de encontro, para garantir uma evacuação segura e organizada, para a população que poderá ser afetada. Material gráfico, cartazes e placas foram distribuidos pelas ruas de São Gonçalo, para sinalização da cidade, indicando quais são estas rotas de fuga e quais são os pontos de encontro. Importante que a população guarde e cuide desta material, pois é importante para garantir a segurança da população, sem ações de vandalismo, sem ações de depredação. Isto é para garantir a segurança da cidade. Destacar que precisa do envolvimento da comunidade, pela situação de risco em que a cidade encontra. Ações de vandalismo não ajuda em nada, só tende a prejudicar a cidade.Este é um trabalho feito para a comunidade e salvar vidas.’ alertou o Capitão dos Bombeiros Militares de Minas Gerais.