Notícias

Violência fecha posto de saúde da Vila Cafezal no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da capital mineira

  • Nenhum comentário

Portal das Gerais- O seu portal de Segurança Pública e Notícias –  por Jane Huscher

Centros de saúde da capital mineira estão sofrendo com arrombamentos, assaltos e várias agressões. Na unidade que atende a Vila Cafezal, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da capital mineira, a Prefeitura fechou o posto por tempo indeterminado. A unidade atendia cerca de 12 mil usuários, que agora precisarão recorrer para outros centros de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a desativação se deu porque o prédio não atendia as exigências do Ministério da Saúde. Mas funcionários confirmam que a falta de segurança e os constantes assaltos levaram funcionários a deixarem o local e novos funcionários se recusarem trabalhar na unidade, inclusive médicos.

Em janeiro de 2017, o prefeito Alexandre kalil, havia emitido um aviso para os moradores que a interrupção do serviço aconteceria se novos casos de violência acontecessem.

Ao comentar os casos de violência nas unidades, o secretário de saúde, Jackson Machado disse que “quando uma comunidade nos sinaliza que é permitido roubar um centro de saúde, isso significa que aquela comunidade não está sentindo falta daquele centro de saúde”. Questionado sobre a fala, ele acrescentou que “a mãe do bandido consulta no centro de saúde, o filho do bandido consulta no centro de saúde. Se ele não valoriza isso, quem vai valorizar?”.

No local, até o final deste ano a prefeitura implantará o programa Patrulha SUS, que será executado pela Guarda Municipal. 22 agentes da corporação irão fazer a vigilância.

A Polícia Militar informa que trabalha com  georreferenciamento, o patrulhamento é constante na região e que está sempre atenta aos índices de criminalidade de cada região e reforça que as pessoas podem acionar a polícia mediante qualquer problema. Denúncias também podem ser feitas por meio do Disque Denúncia, pelo telefone 181.

agressões arrombamentos assaltos Centro desativação funcionários georreferenciamento portal das gerais posto prédio prefeitura recorrer região saude Segurança segurança pública Minas Gerais policia civil MG portal das gerais rede gerais de radio serviço unidades violência